“TODAS AS COISAS COOPERAM, CONJUNTAMENTE, PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS…”

“TODAS AS COISAS COOPERAM, CONJUNTAMENTE, PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS…” (Romanos 8:28)

Certamente esta é uma das promessas mais gloriosas de toda a Bíblia! Bom saber e crer que as coisas, acontecimentos, fatos, cooperam, isto é, operam juntos, paro o nosso bem, nós, os que cremos em Deus! O que de certa forma dificulta a mente racional na construção desta promessa é a palavrinha “TODAS”!!! A mente humana, com seus conceitos de “bom” e “mau”, não consegue processar o fato de que este TODAS inclui o que gostamos, o que não gostamos, o que aos nossos olhos e sentimentos é “bom”, o que não é “bom”, o que agrada e o que desagrada, enfim, quase impossível decodificar isto com valores meramente humanos. Além de tudo, somos de uma cultura onde o raciocínio Cartesiano impera. Onde tudo tem “começo”, “meio” e “fim”! Onde a lógica nascida destes conceitos estabelece quase uma “ditadura”! A conclusão que nos é imposta pelo meio onde nascemos, crescemos e vivemos, é a seguinte: Se é bom, vem de Deus! Se não é bom, não vem de Deus! Se é agradável, próspero e bem sucedido, vem de Deus! Não atentamos para o processo de construção de uma vitória! Não pensamos no final da história, e, por isso, muitas vezes nos abatemos durante o processo da formação da mesma.

Tenho dito, repetidas vezes, que amamos ouvir testemunhos eloquentes, impactantes! As vitórias dos que testemunham nos inebriam e embalam a alma. O que nunca lembramos é o processo de construção do mesmo. As etapas doloridas, as noites insones, a quase certeza da impossibilidade, o longo e entediante tempo de espera… Ah! Isso ninguém lembra ante a embriaguez do fim da história, sempre glorioso, belo e feliz! Mas, queridos(as), há um caminho, um processo!

Há muitos anos, numa reunião de pastores no Rio de Janeiro, ouvi e conheci a irmã Corrie ten Boom, a holandesa que viveu alguns anos com toda a família num Campo de Concentração Nazista, pelo crime de ter ocultado em casa (na cidade de Amsterdã) judeus perseguidos! Descobertos. Foram todos enviados para o Campo. Ali, ela perdeu pai, mãe, irmão e a sua amada irmã Betsie. Enquanto nos falava, ela bordava numa grande roda que as mulheres usam para este fim e que tem o nome de BASTIDOR! Nós olhávamos e tudo o que víamos eram linhas cruzadas, nós, emaranhado, etc. Não entendíamos nada. Ela fala sobre o versículo que inicia esta mensagem: “TODAS AS COISAS COOPERAM…”! Ao final da palavra, sobre a VONTADE DE DEUS (esse era o tema), ela, lentamente, virou o bastidor onde só víamos nós, linhas cruzadas e emaranhado! Extasiados e perplexos, vimos que ela havia, durante a palestra, bordado uma linda e encantadora paisagem, que nada tinha a ver com aqueles nós cruzados. Nos fitou com olhos umedecidos pelas lágrimas e nos disse com autoridade de quem saiu de um Campo de Extermínio sem jamais ter a fé abalada: “ESTÁ DIFÍCIL DE SUPORTAR? ESTÁ DEMORANDO? AQUIETEM A ALMA E SOSSEGUEM O CORAÇÃO! HOJE VOCÊ NÃO ENTENDE NADA, MAS, UM DIA, DEUS VAI VIRAR O BASTIDOR DA SUA VIDA”!! Continuou: “VOCÊS VERÃO A GLÓRIA DE DEUS E A COMPETÊNCIA DO BORDADOR! A BELEZA DO BORDADO! E EMBRIAGADOS DE FELICIDADE DIRÃO: TODAS AS COISAS COOPERAM CONJUNTAMENTE PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS!

Isto, traduzido em miúdos, quer dizer o seguinte: “TODAS AS COISAS COOPERAM CONJUNTAMENTE PARA O MEU BEM, O SEU BEM, O NOSSO BEM”! O que gostamos, o que não gostamos; o que entendemos e o que não entendemos; o que nos faz sentir bem ou nos sentir mal; A palavra TODAS significa “TODAS”! Portanto, aquiete a alma, DEUS ESTÁ BORDANDO NA SUA VIDA!! Aproxima-se o dia em que ELE VAI VIRAR O BASTIDOR E VOCÊ VERÁ O MAIS LINDO BORDADO QUE A MÃO HUMANA JAMAIS PRODUZIU! Essa verdade não é para ser SENTIDA enquanto O Bordador está trabalhando, é para ser CRIDA!!!

Meu carinhoso abraço de boa noite!

+D. A. Ximenes (A minha oração é: BORDADOR, DÁ-ME PACIÊNCIA PARA ESPERAR O FIM, A VIRADA DO BASTIDOR)!! Avante!!