Mesa no deserto

Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto? Salmo 78.19.

Todos nós gostamos das coisas que nos agradam, que nos satisfazem e isso achamos muito bom. Mas, o que nos desagrada, achamos ruim.

Quando estamos vivendo uma situação difícil, uma perda, um relacionamento em crise, uma decepção com alguém que amamos, uma enfermidade que nos atinge e nos faz sofrer; quando nos sentimos sós e sem a companhia de alguém, abandonados, somos levados a concluir que estamos num deserto. Num lugar difícil, numa situação sem saída ou sem solução possível. Você já viveu algo assim? Está vivendo num deserto? Tem questionado no seu coração e se perguntado: Por que Deus me leva ao deserto? Se isso é uma verdade, então, mais inquietador é a pergunta do salmista: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto? Quando o coração está ferido e a alma machucada, a emoção sucumbe a esperança se esvai e, muitas vezes, até a fé fica abalada, imaginamos que Deus está distante e não se lembra de nós.

Calma! Espere um pouco. Deus tem uma resposta para você!

Veja o que Deus falou em Oséias 2:14 “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” Oséias 13:5 “Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” É quando estamos totalmente expostos, vulneráveis frágeis que Deus nos conhece e vem ao nosso socorro. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmo 46.1)

I – No deserto, Deus mostra o seu poder. Deuteronômio 29:5 “Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.”

Salmos107:35 Converteu o deserto em lençóis de água e a terra seca, em mananciais.

II – No deserto, Deus mostra a sua misericórdia. Neemias 9:19 “todavia, tu, pela multidão das tuas misericórdias, os não deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Josué 14:10 “Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.”

III – No deserto, Deus mostra a sua graça. Jesus passou pelo deserto após o seu batismo mesmo cheio do Espírito Santo; no deserto do calvário ao tomar sobre si as nossas dores, venceu! Você também vencerá!

Isaías 40:31 “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Portanto, com o PODER de Deus, comigo, posso todas as coisas naquele que me fortalece (Filipenses 4.13); Com a MISERICÓRDIA de Deus comigo, sei que Ele me ama e com a GRAÇA de Deus sobre mim em Cristo Jesus, sou mais que vencedor por aquele que me amou.

Deus prepara para você uma mesa no deserto!

Pr Tércio Alves de Lyra